Caxias do Sul é um município localizado na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, na região metropolitana da Serra Gaúcha. Situa-se a uma distância de aproximadamente 2.543 km da capital federal e 127 km da capital estadual. É limitado ao norte pelos municípios de São Marcos, Campestre da Serra e Monte Alegre dos Campos; ao sul por Vale Real, Nova Petrópolis, Gramado e Canela; a leste por São Francisco de Paula; e a oeste por Flores da Cunha e Farroupilha. Sua área total abrange aproximadamente 1.652,308 km², com uma área urbana estimada em 65,5 km². A cidade está situada a uma altitude de 817 metros.
Com uma população estimada em 463.338 habitantes (dados de 2022), Caxias do Sul é o segundo município mais populoso do Rio Grande do Sul e o 48º mais populoso do Brasil. Sua densidade populacional é de aproximadamente 280,4 hab./km². Em termos de desenvolvimento humano, o município possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado alto, com um valor de 0,782 (dados de 2010), colocando-o em 12º lugar no estado e 113º no país. O coeficiente de Gini, que mede a desigualdade de renda, foi estimado em 0,48 (dados de 2003). Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), Caxias do Sul possui um PIB total de R$ 25.965.161,31 mil (dados de 2020), o que o coloca como o segundo maior PIB do Rio Grande do Sul e o 37º maior do Brasil. O PIB per capita é de R$ 50.178,98.
O clima predominante em Caxias do Sul é o oceânico (Cfb), caracterizado por verões amenos e invernos úmidos e frios. Uma das principais festividades da cidade é a Festa da Uva, realizada a cada dois anos desde 1931. Esta celebração é dedicada à colonização italiana e tem como objetivo reviver as tradições históricas da comunidade. Durante os quinze dias de duração da festa, a cidade se anima com uma variedade de eventos. Além disso, Caxias do Sul é conhecida por suas atrações turísticas, como a Igreja de São Pelegrino, com importantes pinturas de Aldo Locatelli e portas em bronze lavradas por Augusto Murer; o Monumento Nacional ao Imigrante, obra de Antonio Caringi; o Museu Ambiência Casa de Pedra; a Catedral e o Museu Municipal. Esses locais são destinos imperdíveis para quem visita a cidade, enriquecendo a experiência cultural e histórica de Caxias do Sul.
A Avalia-Porto Alegre – Avaliação de Imóveis Porto Alegre está capacitada para trabalhos de Engenharia de Avaliação de Imóveis Urbanos e Rurais em Alvorada, Gravataí, Sapiranga, Cachoeirinha, Porto Alegre e em toda Região Metropolitana com o emprego dos critérios estabelecidos na ABNT NBR 14.653 partes 1, 2 e 3 com relatórios produzidos por Engenheiros Civis, Gestores Imobiliários, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos, com recolhimento de ART junto ao Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Especializada na Avaliação de Imóveis Comerciais, Industriais, Residenciais e Rurais.
Quer saber mais sobre Avaliação de Imóveis Porto Alegre?
Entre em contato conosco:
Telefone: (51) 2312-7592
WhatsApp: (11) 91721-4500
E-mail: comercial@ajborges.com.br